Notícias

OK ou Okay – De onde veio essa expressão?

Ok-OkayA expressão OK (ou okay) existe há 177 anos. Mas você já parou para pensar por qual motivo essas duas letras juntas significam uma afirmativa? Relatos históricos mostram que a expressão apareceu pela primeira vez em 1839, no The Boston Morning Post, um dos jornais mais importantes dos Estados Unidos, neste período.

Historiadores afirmam que o “OK” surgiu como uma abreviação da “orl korrekt”, que derivava de “all correct” (tudo certo). Mas aí você se pergunta: Por que abreviar palavras em jornais? Hoje em dia não vemos isso, mas parece que na época era comum: O Post tinha o costume de usar abreviações, como “ng” (“no go”, não saia), “gt” (“gone to Texas”, foi para o Texas) e “sp” (“small potatoes”, batatas pequenas).

OK, é compreensível. A expressão caiu na boca do povo em 1840, quando simpatizantes do candidato presidencial Martin Van Buren, nativo da cidade de Kinderhook, afirmaram que “OK” se referia a “Old Kinderhook” (Velha Kinderhook).

Com o passar dos anos, a expressão se popularizou no mundo todo e surgiram inúmeras versões alternativas de sua história, mas nenhuma delas foi comprovada, exceto esta que consta no livro do linguista Allan Metcalf, leva o nome da palavra mais falada e digitada do planeta: OK.

Gostou desta curiosidade? Colocaremos uma nova todas as segundas-feiras aqui no site.

Deixe seu comentário

Preencha todos os campos marcados com asterísco (*)

Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos
Av. Joaquim Nabuco, N. 1286 - Centro - CEP: 69020-030 - Manaus - AM
Tel: (92) 3198-7100

As informações deste site são constantemente atualizadas pelo ICBEU. Ressaltamos que o ICBEU reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.