Notícias

Pensar em Inglês e fazer dieta: tudo a ver!

Only in english

Cercado de português por todos os lados, o estudante de língua inglesa tende a se deparar com este dilema: como é possível pensar em inglês neste contexto? O desespero dos alunos se assemelha a alguém tentando fazer dieta estudando próximo ao ICBEU; cercado de coisas gostosas e guloseimas diversas tentando o dieter.

Embora possamos dar algumas dicas de como se pensar em inglês, a primeira coisa a se ter em mente é que isto é um processo, e, como tal, requer de nós disciplina, paciência e uso de estratégias para manter o foco. Tal qual fazer dieta, não é?

Nosso cérebro, habituado ao nosso idioma, é o primeiro que devemos trabalhar. Ao receber uma frase na língua-alvo (inglês), ele instantaneamente vai nos direcionar à L1 (neste caso, português); o caminho inverso ele fará quando você quiser falar em inglês, ou seja, vai usar sua L1 como muleta. Por isso, ser disciplinado e utilizar de estratégias apropriadas pode ajudar você a pensar em inglês.

ALGUMAS ESTRATÉGIAS:

1- MUDE O QUE VOCÊ GOSTA PARA INGLÊS

Já pensou em começar a usar suas redes sociais toda em inglês e comparar as palavras? E seu filme favorito que você já viu “trocentas” vezes e sabe o script de cor e salteado? Já o viu em inglês? Tente se cercar de inglês usando as coisas que você gosta; pode ser um bom começo.

2- COLE POST-IT NOTES PARA LEMBRAR DO VOCABULÁRIO

Como lembrar dos nomes de frutas e verduras? E dos objetos da casa? Que tal pegar alguns post-it notes e sair colando e deixar lá por um tempo até seu cérebro atualiza-los para a língua-alvo?

3- MEMORIZE TEXTOS E DIÁLOGOS

Que tal começar a memorizar textos? Sim. A memorização ajuda na automatização. Fale e repita os textos até perceber que consegue reproduzi-los sem muito esforço.

4- CACE OPORTUNIDADES DE FALAR INGLÊS

Alguém já disse que oportunidade se cria. Mais do que nunca, pensar em inglês dentro de um contexto onde a língua portuguesa é falada, caçar oportunidades de praticar o idioma se torna mandatory. Conhece professores de inglês? Fale somente inglês com eles. Tem colegas que falam inglês? Fale inglês com eles. Viu um gringo na rua? Puxa assunto. Tem visita guiada em inglês? Peça para ser em inglês. Seja um caçador de oportunidades!

5- USE A TECNOLOGIA COMO ALIADA

Na era cibernética, o que não nos falta são oportunidades de baixar aplicativos, visitar sites e assistir a palestras (TED Talks) em inglês e de graça. Já visitou http://speechyard.com/pt/https://www.backpacker.com.br/FTMhttps://www.ted.com/ ? Aproveite!

 

  • Gallery Image
  • Gallery Image
  • Gallery Image
  • Gallery Image
  • Gallery Image
  • Gallery Image
  • Gallery Image
  • Gallery Image
  • Gallery Image
  • Gallery Image
  • Gallery Image

Deixe seu comentário

Preencha todos os campos marcados com asterísco (*)

Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos
Av. Joaquim Nabuco, N. 1286 - Centro - CEP: 69020-030 - Manaus - AM
Tel: (92) 3198-7100

As informações deste site são constantemente atualizadas pelo ICBEU. Ressaltamos que o ICBEU reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.