Notícias

Galeria de Artes do ICBEU receberá debate e exposição sobre Mudanças Climáticas

17342954_786542961499319_6660414188964625809_n

A agência de jornalismo independente Amazônia Real convida os jornalistas, estudantes e demais interessados para o debate “Mudança climática e seu impacto nas populações tradicionais da Amazônia. O que esperar?”. Aberto ao público com 150 vagas, mediante inscrições online, o debate acontecerá nos dias 21 e 22 de março na Galeria do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (ICBEU).

Os palestrantes convidados são as lideranças indígenas João Paulo Barreto, da etnia Tukano, de São Gabriel da Cachoeira (AM), Davi e Dário Kopenawa Yanomami, da Terra Indígena Yanomami (AM/RR), Mayra Celina Pereira e Sineia Bezerra do Vale, ambas da etnia Wapichana, da Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR).

Participarão também os ribeirinhos Maria José e Doramir da Cunha, da Comunidade do Jatuarana, localizada à do rio Amazonas (Manaus), e os cientistas Foster Brown, da Universidade Federal do Acre (UFAC), Philip Fearnside, do Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus (AM), e Paulo Moutinho, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), em Brasília (DF).

O objetivo do debate “Mudança climática e seu impacto nas populações tradicionais da Amazônia. O que esperar?”, segundo a agência Amazônia Real, é provocar o público a discutir as consequências das alterações no clima no mundo sobre a biodiversidade da região amazônica e sua população.

“Consideramos essa iniciativa de juntar no mesmo espaço cientistas, indígenas e ribeirinhos muito importante para o jornalismo na Amazônia, em especial neste momento em que o desmatamento da floresta cresce e o tema da mudança climática vai perdendo visibilidade na imprensa diante do compromisso dos governos com o agronegócio no Brasil”, disse a jornalista Kátia Brasil, uma das cofundadora da Amazônia Real.

Além do debate, a agência Amazônia Real inaugura no dia 22 de março, às 17 horas, a exposição de fotografia itinerante “Amazônia | Os Extremos”, também na Galeria do Icbeu Manaus. Entrada franca.

Com curadoria do editor de fotografia da agência Amazônia Real, Alberto César Araújo, a exposição apresentará um roteiro com os temas: Desmatamento, Queimadas, Seca, Enchente e Populações Impactadas.

A mostra contará com 40 fotografias produzidas pelos profissionais: Odair Leal (Acre), Alberto César Araújo, Chico Batata, Joel Rosa e Raphael Alves (Amazonas), Jorge Macêdo (Roraima), Marcela Bonfim (Rondônia), Paulo Santos (Pará) e Ana Mendes (Maranhão). A exposição contará ainda com vídeos do cinegrafista Orlando Jr. (Amazonas) e do fotógrafo Flávio Forner da organização InfoAmazônia (São Paulo).

Banner Debate Icbeu 2 (2)

17264361_1350758254989267_8851029163157539674_n

O que é: Debate “Mudança climática e seu impacto nas populações tradicionais da Amazônia. O que esperar?”

Quando: 21/03 das 9h às 12h e das 14h30 às 17h

22/03 das 9h às 12h.

Público: 150 vagas 

Entrada: franca

Local: Galeria do Icbeu Manaus

Rua Joaquim Nabuco, 1.026, centro.

Inscrições encerradas.

Transmissão no Facebook:

http://migre.me/we5be

 

 

  • Gallery Image
  • Gallery Image
  • Gallery Image
  • Gallery Image
  • Gallery Image
  • Gallery Image
  • Gallery Image
  • Gallery Image
  • Gallery Image
  • Gallery Image
  • Gallery Image

Deixe seu comentário

Preencha todos os campos marcados com asterísco (*)

Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos
Av. Joaquim Nabuco, N. 1286 - Centro - CEP: 69020-030 - Manaus - AM
Tel: (92) 3198-7100

As informações deste site são constantemente atualizadas pelo ICBEU. Ressaltamos que o ICBEU reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.