Notícias

ICBEU inaugura o primeiro Makerspace bilíngue de Manaus, com a presença do Embaixador dos Estados Unidos no Brasil

Convite inauguração-01

Já imaginou um espaço de colaboração onde o aprendizado acontece por meio da criação de projetos e trabalhos de manufatura? Robótica, eletrônica, linguagem de computação, marcenaria, artes, espaço gourmet, filmagem, edição e impressão 3D fazem parte do MakerSpace do ICBEU Manaus, a ser inaugurado no dia 5 de Dezembro (terça-feira) às 19h, na sede da instituição, com a presença do Embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Peter Michael McKinley.

Nestes espaços, a ideia é criar uma cultura de fazedores, que aprendem a pensar criativamente, desenvolvendo protótipos e criando soluções inovadoras. Um lugar onde os alunos podem se reunir para criar, inventar, manipular, explorar e descobrir usando uma variedade de ferramentas e materiais.

O Movimento Maker é uma extensão mais tecnológica da cultura Do It Yourself (Faça você mesmo). Essa cultura tem em sua base a ideia de que pessoas comuns podem construir, consertar e modificar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos. O fato de experimentar algo na prática muda toda a percepção sobre aprendizado dos estudantes, que se tornam mais ativos no processo. Esses espaços educativos fornecem arranjos de aprendizagem flexíveis, que promovem a autonomia e a colaboração, permitindo ao aluno testar suas próprias ideias e inovações.

“A instalação do MakerSpace é mais uma iniciativa inovadora do ICBEU, um diferencial estratégico, de fato. Por meio dele, pretendemos desenvolver nos alunos as habilidades do século XXI, principalmente a criatividade, a colaboração, o uso de tecnologia e a habilidade de solucionar problemas, além, obviamente, do empreendedorismo. Acreditamos no poder transformador da educação e, por isso, nosso objetivo é muito mais do que apenas ensinar o inglês ao nosso aluno. Nosso propósito é estreitar cada vez mais seus laços com o mundo, preparando-o, assim, para a vida e para o mercado”, diz o Diretor Presidente do Instituto, Luis Fabian Barbosa.

Muito além de um simples espaço para criar, o MakerSpace visa preparar os alunos para o futuro ao proporcionar oportunidades no empreendedorismo. Expondo os alunos a novas habilidades e tecnologias, o ICBEU pretende abrir portas para novos caminhos de carreiras na vida dos alunos e dos usuários do espaço, utilizando o que os alunos têm de melhor: a criatividade e a capacidade de improvisar e criar aliadas a um nível de qualidade, gerando maior capacidade competitiva no mundo globalizado e inflamando a paixão pelo conhecimento ao longo da vida.

SOBRE O ICBEU

O ICBEU Manaus, Centro Binacional de referência no ensino da Língua Inglesa em Manaus há mais de 60 anos e reconhecido pelo Departamento de Estado Americano, tem a missão de divulgar a cultura norte-americana e participar ativamente de suas comunidades, no intuito de que a educação seja a ferramenta mais importante no crescimento e desenvolvimento das pessoas. O ICBEU trabalha com empenho em estar sempre à frente na busca das melhores metodologias educacionais e práticas de ensino inovadoras. Nossa missão, além de desenvolver no aluno a habilidade para comunicação em inglês, é oferecer um ambiente estimulante e conectado a modernas e revolucionárias tecnologias, garantindo assim a eficiência do aprendizado.

Junto à grade curricular, os alunos participarão de oficinas no MakerSpace de acordo com temas pertinentes às unidades estudadas em sala de aula. O aluno terá acesso aberto a materiais, suprimentos e atividades fáceis de acompanhar, desenvolvidas com o objetivo de expor o idioma americano de uma maneira que ele consiga realizar suas atividades com sucesso. Uma estratégia eficaz para garantir que o MakerSpace ajude a atender todas as necessidades dos alunos é usar pistas visuais para se comunicar e dar as instruções necessárias. Todas as atividades produzirão tutoriais em vídeo e listas de vocabulários pertinentes aos projetos conduzidos pelos professores, que também receberão treinamentos e capacitações específicas para as ações propostas.

A professora Cláudia Malheiros, manager do MakerSpace do ICBEU, explica ainda que a realização das atividades ultrapassa os limites das salas de aula: “Serão oferecidas oficinas abertas aos pais de alunos para execução de trabalhos juntos aos seus filhos, assim como oficinas abertas direcionadas ao público em geral, promovendo um dos principais valores da institução, que é o compromisso com a sociedade. Como Centro Binacional, o ICBEU busca representar mais do que um curso de idiomas, promovendo também o lado cultural e social, trazendo benefícios para as comunidades locais. Serão promovidas oficinas de trabalho com escolas públicas, escolas particulares, universidades, organizações, empresas ou qualquer grupo que possa ter interesse em utilizar as ferramentas disponíveis e o espaço.”

SERVIÇO:

O QUE: Inauguração do MakerSpace

QUANDO: 05/12/2017 (terça-feira) às 19h

LOCAL: ICBEU Manaus (Av. Joaquim Nabuco, N. 1286 – Centro)

  • Gallery Image
  • Gallery Image
  • Gallery Image
  • Gallery Image
  • Gallery Image
  • Gallery Image
  • Gallery Image
  • Gallery Image
  • Gallery Image
  • Gallery Image
  • Gallery Image

Deixe seu comentário

Preencha todos os campos marcados com asterísco (*)

Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos
Av. Joaquim Nabuco, N. 1286 - Centro - CEP: 69020-030 - Manaus - AM
Tel: (92) 3198-7100

As informações deste site são constantemente atualizadas pelo ICBEU. Ressaltamos que o ICBEU reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.