Notícias

Embaixada dos EUA e ICBEU trazem a Manaus a Exposição “Visionário Americano: Vida e Época de John F. Kennedy”

26239327_944007039086243_7975604780352963293_n

A Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com o ICBEU Manaus, traz a público a exposição intitulada “Visionário Americano: Vida e Época de John F. Kennedy”, composta por imagens selecionadas exclusivamente da biblioteca presidencial John F. Kennedy, da John F. Kennedy Library Foundation, Getty Images, coleções privadas e arquivos da família Kennedy. A exposição é uma das coleções mais elaboradas e pesquisadas já reunidas sobre a vida e legado do presidente Kennedy, e estará aberta no período de 15 de Janeiro (abertura às 18h) até 09 de Fevereiro, no hall da Galeria de Artes do ICBEU Manaus.

VIDA E ÉPOCA

A presidência de John F. Kennedy marcou um período crucial na história americana. Kennedy alçou-se à proeminência política após a 2a Guerra Mundial, enquanto os americanos colhiam os primeiros frutos de uma cultura de consumo. A força da manufatureira, alimentada pela guerra, voltou-se para a fabricação de carros e eletrodomésticos, enquanto correspondentes e fotógrafos de guerra ofertavam seus talentos à Avenida Madison e aos impérios editoriais dos meios de comunicação de massa. Revistas com fotos brilhantes enchiam as bancas, enquanto televisores transmitiam notícias e imagens diretamente aos lares americanos.

Essa exposição representa uma era de ouro de fotojornalismo nos EUA e nenhum outro político foi mais fotografado que JFK. Fotógrafos e cinegrafistas usaram imagens de Kennedy e sua jovem família para proteger a visão de uma nova América — a força de um mundo requintado e engajado na construção de um futuro de esperança aos cidadãos. Kennedy, por sua vez, percebeu o poder das imagens para transmitir sua mensagem aos eleitores e foi um parceiro ao moldar sua figura pública para ajudar a construir apoio ao programa espacial, Corpo da Paz, legislação sobre os Direitos Civis e imigração, equivalência salarial para as mulheres, plano de saúde federal para os idosos — iniciativas que assegurariam uma América mais diversa e igualitária.

A dramática dimensão da vida de Kennedy fica evidente nestas fotos — desde suas viagens na juventude, sua primeira candidatura ao Congresso como um herói de guerra condecorado, o casamento do conto de fadas com Jacqueline Bouvier, sua corrida à Casa Branca e atuação como comandante-chefe, até a sua trágica morte em Dallas. Selecionadas dos acervos da Biblioteca Kennedy como indícios indeléveis do carisma pessoal e das realizações políticas de John Kennedy.

A exposição é baseada no livro “JFK: A vision for America” com curadoria de Lawrence Schiller das Produções Wiener Schiller. Foi organizada em cooperação com a Biblioteca da Fundação John F. Kennedy e com o apoio de Stephen Kennedy Smith e Getty Images.

SERVIÇO:

O QUE: Exposição “Visionário Americano: Vida e Época de John F. Kennedy

QUANDO: Abertura em 15 de Janeiro, às 18h

Visitação: De 15 de Janeiro a 09 de Fevereiro de 2018, de Segunda a Sexta de 15 às 19h/Sábados de 09h às 12h

ONDE: Hall da Galeria de Artes do ICBEU Manaus (Av. Joaquim Nabuco, 1286 – Centro)

 

Deixe seu comentário

Preencha todos os campos marcados com asterísco (*)

Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos
Av. Joaquim Nabuco, N. 1286 - Centro - CEP: 69020-030 - Manaus - AM
Tel: (92) 3198-7100

As informações deste site são constantemente atualizadas pelo ICBEU. Ressaltamos que o ICBEU reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.