Notícias

Galeria de Artes do ICBEU recebe a exposição “RITOS: para que possas imaginar, sonhar e lembrar”

Convite Expo Otoni - lidi-01

O Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – ICBEU Manaus, dando prosseguimento à sua ação cultural, na incansável busca pela valorização da expressão regional amazonense nas artes plásticas e visuais e, celebrando seus 62 anos de existência, tem a honra de apresentar a Exposição “RITOS: para que possas imaginar, sonhar e lembrar” de Otoni Mesquita, cuja abertura acontecerá nesta quarta-feira, 3 de Maio, às 19h00 na Galeria de Artes da instituição.

A realização da exposição de um artista do gabarito de Otoni traz grande orgulho ao ICBEU Manaus e proporciona a impressão de mostrar à comunidade Manauara a representação da trajetória da Arte Amazonense nos últimos 40 anos.

Otoni Moreira de Mesquita, nascido em 27 de junho de 1953, em Autazes/AM, vive em Manaus desde 1955. Começou a desenhar ainda criança e realizou sua primeira exposição em 1975. Desde então, experimentou várias técnicas e gêneros: desenho figurativo, pintura a óleo, pintura digital, pintura acrílica, objetos de instalação, técnicas de confecção de papel, atuação em performances, atuou em diversas peças teatrais, produziu vídeos experimentais e obras conceituais. Em 1983, graduou-se em Gravura na Escola de Belas Artes UFRJ. É Mestre em História e Crítica da Arte e Doutor em História Social. Atuou por mais de 30 anos como professor do Departamento de Artes da UFAM. Participou de mais 100 exposições coletivas e quase 20 individuais. Sua incursão na literatura nos presenteou com a obra La Belle Vitrine: Manaus entre dois tempos (1890 – 1900).

Com 43 anos de carreira profissional que lhe renderam grande reconhecimento público e relevantes premiações, pode-se dizer que a arte no Amazonas das últimas quatro décadas se confunde com a trajetória de Otoni Mesquita.

E assim segue a programação artística do ICBEU em 2018: em intenso e movimentado processo criativo.  Em breve, inauguraremos o ICBEU Art Hall, espaço dedicado à exibição permanente da coleção de obras de notáveis artistas do cenário artístico regional, nacional e internacional. É desta forma que reafirmamos, continuamente, nosso compromisso educacional e cultural com a sociedade amazonense.

O QUE: Exposição “RITOS: para que possas imaginar, sonhar e lembrar”, de Otoni Mesquita

QUANDO: Abertura em 3 de Maio de 2018, às 19h

Visitação: até 08 de Junho, de Segunda a Sexta, de 15 às 19h e Sábados, de 09h às 12h

ONDE: Galeria de Artes do ICBEU, unidade Centro

Deixe seu comentário

Preencha todos os campos marcados com asterísco (*)

Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos
Av. Joaquim Nabuco, N. 1286 - Centro - CEP: 69020-030 - Manaus - AM
Tel: (92) 3198-7100

As informações deste site são constantemente atualizadas pelo ICBEU. Ressaltamos que o ICBEU reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.