Notícias

Makerspace

O Movimento Maker é uma extensão mais tecnológica da cultura Do It Yourself (Faça você mesmo). Essa cultura tem em sua base a ideia de que pessoas comuns podem construir, consertar e modificar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos. Nestes espaços, a ideia é criar uma cultura de fazedores que aprendem a pensar criativamente, desenvolvendo protótipos e criando soluções inovadoras. Um lugar onde os alunos podem se reunir para criar, inventar, manipular, explorar e descobrir usando uma variedade de ferramentas e materiais.

Muito além de um simples espaço para criar, o MakerSpace do ICBEU Manaus visa preparar os alunos para o futuro ao proporcionar oportunidades no empreendedorismo. Expondo os alunos a novas habilidades e tecnologias, o ICBEU pretende abrir portas para novos caminhos de carreiras na vida dos alunos e dos usuários do espaço, utilizando o que os alunos têm de melhor: a criatividade e a capacidade de improvisar e criar aliadas a um nível de qualidade, gerando maior capacidade competitiva no mundo globalizado e inflamando a paixão pelo conhecimento ao longo da vida. Junto à grade curricular, os alunos participarão de oficinas no MakerSpace de acordo com temas pertinentes às unidades estudadas em sala de aula. O aluno terá acesso aberto a materiais, suprimentos e atividades fáceis de acompanhar, desenvolvidas com o objetivo de expor o idioma americano de uma maneira que ele consiga realizar suas atividades com sucesso.

O Makerspace do ICBEU conta com professores qualificados pelo programa de aprendizado Apple Teacher, feito para dar suporte a professores que usam produtos Apple na sala de aula, orientando o uso do iPad e Mac, que podem ser aplicados diretamente em atividades com seus alunos.

Algumas atividades desenvolvidas no Makerspace do ICBEU Manaus:

– Cooking class:

Esse tipo de aula oferece uma experiência prática de aprendizado com o uso de um conteúdo teórico. As turmas recebem orientação e acompanhamento dos teachers, ampliando o uso do vocabulário específico em um ambiente diferente e que propicia a troca entre os alunos.

Produção em Impressora 3D

Possibilita a produção de objetos, tanto para duplicação de pelas existentes como para criação de itens desenvolvidos em material plástico. Os alunos aprendem sobre design de objetos, desde a criação do projeto até a finalização do mesmo.

– Estação de edição

Espaço reservado para a produção e execução de vídeos com uma câmera semiprofissional e o “green screen”, que possibilita aos alunos realizarem sua própria edição.

– Robótica

A robótica engloba áreas diferentes do conhecimento, sendo extremamente interdisciplinar. Além de mecânica, eletrônica e computação, podemos incluir também a língua inglesa no processo de aprendizado. Sob a supervisão do professor, os alunos aprendem a criar jogos e pequenos robôs, com auxílio de LittleBits (blocos magnéticos para criar projetos eletrônicos) e Mindstorms da Lego (kits de iniciação em robótica, cuja função didática aborda a prática de conteúdos da área de tecnologia).

– Coding Club e Programação

O Clube de Programação terá início no 1º semestre de 2019. Os alunos serão expostos a vários tipos de linguagem de computação como Java Script e Swift, através de ferramentas educacionais como Lego, Swift Playgrounds da Apple, Sphero, entre outras, aprendendo Programação de maneira divertida. Os projetos gradualmente introduzem conceitos de programação, permitindo aos alunos construírem um repertório de conhecimento que ajuda em outras habilidades além da língua inglesa, como resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico.

 

 

Deixe seu comentário

Preencha todos os campos marcados com asterísco (*)

Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos
Av. Joaquim Nabuco, N. 1286 - Centro - CEP: 69020-030 - Manaus - AM
Tel: (92) 3198-7100

As informações deste site são constantemente atualizadas pelo ICBEU. Ressaltamos que o ICBEU reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.