Notícias

Amazônia Real participa de Coffee Talk no ICBEU Manaus

O Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (ICBEU) Manaus convida os jornalistas, estudantes de jornalismo, professores e o público em geral para o Coffee Talk com a equipe de editores da agência de jornalismo independente Amazônia Real. O evento acontece nesta quinta-feira (9 de maio) a partir das 19 horas, na Galeria de Artes do ICBEU, que fica na rua Joaquim Nabuco, no Centro da capital amazonense. Os jornalistas Elaíze Farias e Alberto César Araújo irão falar sobre o Prêmio Internacional Rei de Espanha na categoria “Meio de Comunicação de Maior Destaque da Ibero-América”, concedido pela primeira vez a um veículo brasileiro e da América Latina. O evento tem entrada gratuita.

A premiação do Rei de Espanha, que é promovida anualmente pela Agência EFE e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), aconteceu no último dia 30 de abril, em Madri. A cerimônia foi presidida pelo rei Felipe VI, que parabenizou “o trabalho valente dos jornalistas, que contribuem para a formação de sociedades mais livres e mais democráticas”. Presentes na cerimônia, os jornalistas Alberto César Araújo e Elaíze Farias vão falar ainda da importância do reconhecimento da premiação para a imprensa amazonense e brasileira.

Durante o Coffee Talk do ICBEU, a agência Amazônia Real vai anunciar os nomes dos 20 participantes, entre estudantes e jornalistas, selecionados para 1ª Oficina de Jornalismo Socioambiental, promovida em parceria com a organização internacional Climate Tracker. Especialista no treinamento de jovens jornalistas em temas ambientais e de mudanças climáticas, será a primeira vez que a organização fará um treinamento para estudantes no Brasil.

A agência independente de jornalismo Amazônia Real foi criada em 21 de outubro de 2013, com a missão de produzir grandes histórias da Amazônia e suas populações, especialmente aquelas que têm pouco espaço e visibilidade na chamada grande imprensa brasileira. Sem fins lucrativos, o trabalho da Amazônia Real é fazer jornalismo ético e investigativo, com uma linha editorial em defesa da democratização da informação, liberdade de expressão e direitos humanos. O site da agência na internet é lido em mais de 180 países e conquistou mais de 3 milhões de leitores.

Os Coffee Talks do ICBEU Manaus fazem parte da Mostra Coletiva de Arte Contemporânea ATOIMAGEM Revelações, que inaugurou no mês de março na Galeria de Artes. A mostra consolida a proposta socioeducativa de promover e incentivar a cultura de qualidade assumida pela Instituição, que tem a tradição de exibir em seus espaços as expressões das linguagens artísticas amazonenses.

 

Deixe seu comentário

Preencha todos os campos marcados com asterísco (*)

Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos
Av. Joaquim Nabuco, N. 1286 - Centro - CEP: 69020-030 - Manaus - AM
Tel: (92) 3198-7100

As informações deste site são constantemente atualizadas pelo ICBEU. Ressaltamos que o ICBEU reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.