Notícias

ICBEU Manaus recebe Jovens Embaixadores Americanos para intercâmbio cultural

Vinte e sete jovens americanos de 22 estados diferentes dos Estados Unidos estão no Brasil para participar de um intercâmbio de três semanas, de 3 a 19 de junho. Eles passarão três dias em Brasília para conhecer a capital, e depois embarcarão em grupos menores para três cidades brasileiras, Franca-SP, Manaus-AM e Recife-PE, onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias. O grupo faz parte do programa de intercâmbio “Jovens Embaixadores”, iniciativa da Embaixada Americana, visando ampliar os conhecimentos dos participantes sobre a cultura visitada. Os jovens selecionados para o programa passaram por uma seleção criteriosa e os pré-requisitos eram ter boas notas, prestar serviços à comunidade e ter perfil de liderança.

Em Manaus, a seleção das famílias voluntárias escolhidas para recepção aos jovens estadunidenses foi realizada pelo Escritório EducationUSA, presente no Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – ICBEU, única instituição reconhecida pela Embaixada Americana como Centro Binacional (BNC) de excelência no Amazonas, cujos objetivos são o ensino da língua inglesa e o intercâmbio cultural e educacional para o estreitamento das relações entre o Brasil e os Estados Unidos.

O grupo que estará visitando Manaus é composto por nove estudantes, que ficarão até o dia 16 de Junho na cidade. Neste período, os estudantes cumprirão longa agenda de atividades no ICBEU, que inclui aulas de português e cultura brasileira, palestras sobre diferenças culturais, planejamento e apresentações sobre aspectos gerais da cultura americana e visitas às salas de aula da instituição para promover a interação entre alunos.

Como parte da programação externa dos estudantes, eles visitarão escolas da rede pública e projetos sociais, além de alguns pontos turísticos como o Teatro Amazonas e o INPA. O grupo também fará um passeio de barco com visitação a uma tribo indígena, onde poderão conhecer a fauna, flora e aspectos culturais da nossa região. Ao final do programa, os estudantes se reunirão em São Paulo juntamente com os grupos que estiveram em Franca e Recife, para apresentar propostas de ação em suas comunidades com base nos projetos visitados no Brasil.

Iniciativa pioneira da Embaixada Americana no Brasil, o projeto Jovens Embaixadores envolvia a princípio apenas estudantes brasileiros selecionados que viajavam para um dos 50 estados americanos, se hospedando em casa de famílias locais. A partir de 2010 o programa se estendeu a todos os países do continente latino-americano, criando rota inversa para que jovens norte-americanos representassem os EUA na região.

 

Deixe seu comentário

Preencha todos os campos marcados com asterísco (*)

Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos
Av. Joaquim Nabuco, N. 1286 - Centro - CEP: 69020-030 - Manaus - AM
Tel: (92) 3198-7100

As informações deste site são constantemente atualizadas pelo ICBEU. Ressaltamos que o ICBEU reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.