Notícias

ICBEU Manaus celebra o centenário de Cláudio Santoro com a exposição “Partituras Visuais”, de Sônia Santoro

No dia 26 de Novembro, às 19h, a Galeria de Artes do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – ICBEU Manaus, recebe a exposição de gravuras digitais “Partituras Visuais”, parte do projeto “100 anos de Cláudio Santoro – Vida e Obra”, realizada em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A exposição é composta por obras inéditas da artista plástica Sônia Santoro, filha de Cláudio Santoro, e painéis ilustrativos de fotos com aspectos da vida e obra do compositor, e faz parte de uma programação repleta de palestras, mesas redondas e concertos que ocorreram na capital e no interior do estado.

O projeto em homenagem a Cláudio Santoro é coordenado pelo maestro Adroaldo Cauduro, e surgiu da intenção do Reitor da Universidade do Estado do Amazonas, Professor Cleinaldo de Almeida Costa, em realizar uma exposição itinerante que possibilitasse à comunidade acadêmica da UEA na capital e no interior, bem como à comunidade em geral, conhecer aspectos relevantes da vida e obra do maestro. “Embora ele seja um dos baluartes da música erudita brasileira, sua brilhante carreira artística é pouco conhecida do público em geral. Cada impressão digital sobre tela, cada foto, revela um pouco do mundo artístico e pessoal do maestro onde a música e imagem interagem em perfeita harmonia”, explica Cauduro.

A exposição tem a curadoria de Sérgio Cardoso, e é composta por 32 quadros da artista plástica Sônia Santoro, tomando como tema a obra musical de Cláudio Santoro,  além de 41 fotos que traduzem passagens relacionadas à vida pessoal de seu pai. “Percebi, nas grafias das partituras, uma estreita ligação com o campo das artes plásticas. Em um ambiente de vanguarda musical, tive a oportunidade de expressar a afinidade artística e pessoal que desenvolvi com meu pai no decorrer de minha trajetória. Neste contexto, fui motivada a desenvolver um trabalho no qual as nuances sonoras e visuais se entrelaçam, resultando em uma composição gráfica, gerada pelo movimento de formas. Agradeço à direção do ICBEU por expor esta coletânea de obras desenvolvidas no calor de afeto, neste ano de tributo ao nosso grande compositor amazonense”.

Ainda na abertura da exposição, os convidados e visitantes serão brindados com apresentações dos corpos artísticos musicais da UEA, sob a regência do maestro Adroaldo Cauduro.

Serviço:

O QUE: Exposição de gravuras digitais “Partituras Visuais”, de Sônia Santoro.

QUANDO: Abertura em 26 de Novembro, às 19h

Horários de visitação: Segunda a sexta de 15h às 20h e sábados de 9h às 12h.

ONDE: Galeria de Artes do ICBEU Manaus (Unidade Centro – Av. Joaquim Nabuco, 1286)

Deixe seu comentário

Preencha todos os campos marcados com asterísco (*)

Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos
Av. Joaquim Nabuco, N. 1286 - Centro - CEP: 69020-030 - Manaus - AM
Tel: (92) 3198-7100

As informações deste site são constantemente atualizadas pelo ICBEU. Ressaltamos que o ICBEU reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.