Notícias

Martin Luther King Jr Day

Na terceira segunda-feira de janeiro, é celebrado o Martin Luther King Jr. Day, nos EUA. O líder afro-americano lutou pelos direitos civis dos cidadãos, principalmente contra a discriminação racial e, após muito trabalho, recebeu o Nobel da Paz. Martin Luther King é lembrado em cerimônias religiosas, marchas e outras comemorações públicas. As emissoras de TV exibem documentários e transmitem seus discursos históricos. Nas escolas, os jovens celebram com programas especiais.

Doutor em filosofia, organizou, em 1955, um protesto contra o racismo, que durou 381 dias, por meio do qual sua liderança foi promovida. Em 1956, a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu pelo fim da segregação racial nos transportes públicos.

Mas não para por aí. Em 1957, participou da fundação e liderança da Conferência de Liderança Cristã do Sul (SCLC, na sigla em inglês). No ano de 1963, ele comandou um protesto em Birmingham, também no Alabama, uma das regiões mais segregacionistas do país na época. A manifestação teve interferência da segurança pública e vários manifestantes foram feridos, incluindo crianças. Aproximadamente 3.300 pessoas foram presas, inclusive Luther King. Esse acontecimento ganhou o mundo e atraiu uma legião de adeptos à causa dos direitos civis dos negros estadunidenses.

Ainda em 1963 houve a Marcha pelo Trabalho e pela Liberdade, em Washington, com mais de 250 mil adeptos à causa, em frente ao Memorial Lincoln. Luther King proferiu seu mais famoso discurso, “Eu Tenho Um Sonho” nesta ocasião. No mesmo dia, uma comissão de lideranças da Marcha de Washington, como ficou conhecido o episódio, foi recebida pelo então presidente John Kennedy, que declarou apoio à pauta de reivindicações.

No ano seguinte, foi aprovado o Ato dos Direitos Civis, que baniu a segregação e discriminação racial em escolas e locais públicos, e, em 1965, a Lei dos Direitos de Voto, que também foi conquistada em decorrência das manifestações.

O ano de 1964 foi marcado pelo reconhecimento mundial pelos esforços de Martin Luther King por um mundo mais justo e igualitário e por sua militância em defesa da vida. Aos 35 anos, Luther King tornou-se o mais jovem a receber o Nobel da Paz.

Em 1967, Luther King, apesar das tentativas de dissuasão feita por alguns de seus companheiros de luta, temerosos de que os negros americanos fossem acusados de antipatriotismo, posicionou-se contra a Guerra no Vietnã com discursos como “Além do Vietnã” e “Por que sou contra a guerra no Vietnã?”

Durante sua luta, Luther King recebeu inúmeras ameaças, teve sua casa depredada, foi esfaqueado por uma mulher negra com problemas mentais e foi preso inúmeras vezes. Na noite de 04 de Abri de 1968, foi assassinado a tiros na varanda do seu quarto em um Hotel em Memphis, Tennesse, por um homem branco que havia escapado da prisão. Ele apoiava uma greve de coletores de lixo na cidade.

Em 1986 foi estabelecido um feriado nacional nos Estados Unidos para homenagear Martin Luther King, o chamado “Dia de Martin Luther King” (sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário de King). Em 1993, pela primeira vez, o feriado foi cumprido em todos os estados do país.

No ano de 2011, o presidente dos EUA, Barack Obama, inaugurou, no Washington Mall, um monumento em homenagem a Martin Luther King Jr, uma estátua de 9m de altura, esculpida em granito branco chinês pelo artista Lei Yixin. Luther King é o único líder que não assumiu o posto máximo de sua nação a receber uma homenagem no Mall – até então um panteão dedicado a presidentes americanos: George Washington, Thomas Jefferson, Abraham Lincoln e Franklyn Roosevelt.

Fontes:

www.palmares.gov.br

www.br.usembassy.gov

Deixe seu comentário

Preencha todos os campos marcados com asterísco (*)

Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos
Av. Joaquim Nabuco, N. 1286 - Centro - CEP: 69020-030 - Manaus - AM
Tel: (92) 3198-7100

As informações deste site são constantemente atualizadas pelo ICBEU. Ressaltamos que o ICBEU reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.