Notícias

Vou ter videoaula ao vivo. E agora? Dicas para ter sucesso nessa jornada.

O isolamento físico, como medida para conter a contaminação pelo Covid-19, está fazendo com que as pessoas, empresas e instituições de ensino readéquem suas rotinas. Afinal, não podemos paralisar. Por isso, lançamos uma plataforma com atividades para toda a família e, ainda, teremos aulas online nos mesmos dias e horários das turmas de nossos alunos. Esperamos que essa experiência seja o mais eficiente possível. Por isso, separamos dicas para que você tenha sucesso nessa jornada!

  1. Ambiente ideal e sem interrupções

Escolha um lugar da casa tranquilo e silencioso. Avise às pessoas que você vai estudar ao vivo e que não pode ser interrompido até determinado horário. Basicamente, é como se você não estivesse em casa, e sim na aula. Bloqueie o seu tempo para esta atividade.

  1. Fuja de problemas técnicos e separe as ferramentas de estudo

Antes da aula começar, verifique se tudo está funcionando corretamente, inclusive se há conexão estável. Se você vai usar o celular para entrar na videoaula, coloque ele no silencioso e desative as notificações de outros aplicativos. Caso use o computador, ou tablet, esqueça o celular no momento da aula, pois você precisa focar nos estudos neste momento. Tenha bem próximo de você os itens de sempre: seu livro, caderno, lápis e borracha. Separe também uma garrafa de água e um fone de ouvido.

  1. “Netiqueta”, sim ela existe

Netiqueta, ou “netiquette”. Se você ainda não tinha ouvido falar desse termo, ele tem origem do inglês “network” e “etiquette”. Agora, que estamos mais conectados do que nunca, vale a pena dar uma atenção para este tópico. 😊Trata-se, basicamente, de um conjunto de recomendações de boas maneiras a serem observadas na comunicação pela internet. Aqui, vamos pontuar as específicas para videoaulas, que serão via Zoom Meetings:

– Esteja vestido como você vai para a aula. Evite pijamas e outros trajes inapropriados;

– Se tiver dúvidas, peça a palavra do professor, ou envie as perguntas no chat;

– Lembre-se de que dialogar com alguém por meio da internet não o isenta das regras comuns da sociedade como, por exemplo, o respeito ao próximo;

– Foque no tema estudado, nada de brincadeiras que dispersem;

– O professor vai definir com você e os colegas a metodologia da aula. Evite interromper as explicações;

– O papel de moderador é do professor.

  1. Desative o microfone, caso precise

Mesmo você tendo avisado todos da casa, vai que alguém aparece, ou um barulho atrapalha a aula, né? Esperamos que isso não aconteça, mas caso sim, desative o microfone até poder voltar a ativá-lo. Isso vale também para quando você precisar anotar algo no teclado do computador. O barulho pode incomodar alguém.

  1. Avise se precisar sair

No caso das videoaulas, o professor conta com sua participação e audiência. Só se ausente se precisar ir ao banheiro, ou tiver uma urgência. A mesma deve ser justificada em uma mensagem privada para o professor.

Esperamos que as dicas sejam válidas e que você aproveite ao máximo as videoaulas! Vale lembrar que nossos professores vão continuar disponíveis para dúvidas em seus contatos pessoais e nos grupos das turmas. Continuamos trabalhando para que você não tenha nenhum prejuízo no aprendizado da língua inglesa, com a excelência que você já conhece!

Deixe seu comentário

Preencha todos os campos marcados com asterísco (*)

Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos
Av. Joaquim Nabuco, N. 1286 - Centro - CEP: 69020-030 - Manaus - AM
Tel: (92) 3198-7100

As informações deste site são constantemente atualizadas pelo ICBEU. Ressaltamos que o ICBEU reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.