Notícias

Como manter a rotina em casa em tempo de isolamento social

Quem imaginou que o isolamento social representaria uma diminuição das atividades, já deve ter percebido que não é algo tão simples assim. A sobrecarga geralmente acontece quando acumulamos todas as responsabilidades que temos, incluindo trabalho, afazeres domésticos, acompanhamento das crianças, preocupações com a saúde da família, enfim, todo o cenário atual em que vivemos.

As atividades diárias precisaram ser alteradas e adequadas à nova realidade. No entanto, ficar em casa no período de isolamento social, não significa deixar de ter rotina.

1. Manter os horários de dormir, acordar e o horário das refeições, são hábitos que ajudam a manter a rotina e contribuem para que o organismo se mantenha saudável. É importante entender que o isolamento está acontecendo para preservar vidas e esse momento vai passar.

 2. Fazer uma lista das tarefas e objetivos nesse período é recomendado para que se consiga organizar os horários e as metas a serem alcançadas. É importante programar as paradas para alimentação, para conversar com a família e amigos, para distração e para acessar as redes sociais.

3. Definir os horários das atividades vai facilitar a condução dos processos. Uma agenda ou aplicativos podem ser usados para ajudar. No início do dia, recomenda-se fazer uma lista com as tarefas e definir as prioridades. É importante terminar tudo que se propuser a começar.

Para estudar e trabalhar em casa, é importante, primeiramente, ter um local adequado para essas atividades. Ficar na cama ou no sofá não são ações recomendadas. Deve-se manter a rotina de estudos com um horário específico para suas aulas. Evitar ficar próximo de fontes de distração, vai contribuir positivamente para o desempenho das atividades. Essas distrações, como celular, televisão, redes sociais, consomem tempo e fazem perder o foco facilmente.

Tentar alinhar as expectativas com o que é possível fazer nesse período e ter paciência são pontos fundamentais para evitarmos frustrações. É preciso tempo para se construir uma nova rotina. Também é importante reconhecer que, embora tenha um impacto na vida pessoal, cada um está tentando contribuir de alguma forma para reduzir as consequências negativas da pandemia. Caso seja muito difícil lidar com esses sentimentos, recomenda-se a ajuda de um profissional, tendo em vista que é possível ter atendimento com Psicólogos online.

Para garantir a saúde mental durante o período de pandemia, seguem algumas recomendações:

– Cuidado com o excesso de informações. Tente não ficar conectado o tempo todo, isso pode trazer ansiedade;

– Tente praticar exercícios físicos e manter uma alimentação saudável;

– Faça coisas que gosta. Ouça música, leia um livro, assista uma série;

– Aproveite para colocar coisas pessoais em ordem;

– Conecte-se a pessoas que lhe façam bem;

– Não esqueça de estabelecer uma rotina saudável.

Se ainda assim, você se sentir angustiado, não hesite em buscar ajuda!

Daniela Borges – Psicóloga (CRP20/01577)

 

 

Deixe seu comentário

Preencha todos os campos marcados com asterísco (*)

Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos
Av. Joaquim Nabuco, N. 1286 - Centro - CEP: 69020-030 - Manaus - AM
Tel: (92) 3198-7100

As informações deste site são constantemente atualizadas pelo ICBEU. Ressaltamos que o ICBEU reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.