Metodologia

O ICBEU adota a Abordagem Comunicativa (Communicative Language Teaching/CLT) como filosofia de ensino.

A abordagem comunicativa é, desde a década de 80, a filosofia mais respeitada e aceita por teóricos e professores para o ensino de línguas. Fundamentada em pesquisas em diversas áreas da Linguística, a abordagem comunicativa é um conjunto de pressupostos sobre a aquisição, o ensino e a aprendizagem de línguas, fundamentando-se em princípios teóricos, psicológicos, pedagógicos afetivos e socioculturais, entre eles: aprendizagem significativa, motivação intrínseca, aplicação de estratégias, automaticidade, conexão entre língua e cultura e competência comunicativa.

A tradução desses princípios para a realidade da sala de aula de línguas dá-se da seguinte forma:

  • Os objetivos da aula são fundamentados em todos os componentes da competência comunicativa (gramática, discurso, funções, pragmática e estratégias).

  • As técnicas (atividades ou tarefas) são construídas para envolver os alunos em objetivos pragmáticos, autênticos, funcionais e significativos para eles. Aspectos organizacionais da língua, como estruturas gramaticais, não são o foco único e central das aulas, mas apenas aspectos importantes que auxiliam o aluno a atingir esses objetivos.

  • Fluência (velocidade com que se fala) e acuidade (uso correto da língua) são vistos como princípios complementares que fundamentam técnicas comunicativas.

  • Os alunos devem usar a língua tanto produtivamente como receptivamente em contextos autênticos, ou seja, em situações que simulam o uso da língua fora da sala de aula. Portanto, as tarefas executadas em sala de aula devem equipar os alunos com as habilidades necessárias para a comunicação.

  • Aos alunos são dadas oportunidades de entender seu próprio processo de aprendizagem através da compreensão dos seus estilos de aprendizagem e desenvolvimento de estratégias apropriadas para uma aprendizagem autônoma.

  • O professor desenvolve o papel de facilitador e guia, não de um detentor do saber. Portanto, os alunos são encorajados a construir significado através de uma genuína interação com outros.

Notícias

  • Traga as crianças para curtir o Carnaval no Bailinho do ICBEU!

    Você já tem o seu primeiro grito de Carnaval com data e hora marcados! Separe a fantasia e venha se divertir com a gente no dia 9 de fevereiro, a partir das 16h. O Bailinho de Carnaval do ICBEU é voltado para crianças de 3 a 10 anos. O evento conta com banda musical, desfile […]

  • Galeria de Artes do ICBEU Manaus recebe apresentação da Orquestra Sinfônica da UEA

    Na sexta-feira, 13 de Dezembro, vamos receber uma apresentação da Orquestra Sinfônica da UEA, sob regência do maestro Adroaldo Cauduro, em nossa Art Gallery, com a exposição de gravuras digitais “Partituras Visuais”, da artista Sônia Santoro, a qual faz alusão ao Centenário do maestro e compositor amazonense Claudio Santoro. A apresentação terá início às 17h, e […]

  • ICBEU Manaus participa da campanha Hora do Código, com workshops gratuitos

    A Hora do Código (Hour of Code) começou como uma introdução de uma hora à ciência da computação, criada para desmistificar a programação e mostrar que qualquer pessoa pode aprender os fundamentos básicos e ampliar a participação na área desta ciência. Desde então ela tornou-se um esforço global para celebrar a ciência da computação, começando […]

  • Santa Claus is coming to ICBEU!

    Hello! Na semana de 4 a 7/12, estaremos recebendo uma visita muito especial! Fiquem atentos aos horários e tragam as crianças para uma foto com o Papai Noel! Elas ainda podem trazer suas cartinhas com os pedidos pro Natal. O evento é aberto ao público, gratuitamente. O Papai Noel estará conosco nos dias e horários […]

Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos
Av. Joaquim Nabuco, N. 1286 - Centro - CEP: 69020-030 - Manaus - AM
Tel: (92) 3198-7100

As informações deste site são constantemente atualizadas pelo ICBEU. Ressaltamos que o ICBEU reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.