Metodologia

O ICBEU adota a Abordagem Comunicativa (Communicative Language Teaching/CLT) como filosofia de ensino.

A abordagem comunicativa é, desde a década de 80, a filosofia mais respeitada e aceita por teóricos e professores para o ensino de línguas. Fundamentada em pesquisas em diversas áreas da Linguística, a abordagem comunicativa é um conjunto de pressupostos sobre a aquisição, o ensino e a aprendizagem de línguas, fundamentando-se em princípios teóricos, psicológicos, pedagógicos afetivos e socioculturais, entre eles: aprendizagem significativa, motivação intrínseca, aplicação de estratégias, automaticidade, conexão entre língua e cultura e competência comunicativa.

A tradução desses princípios para a realidade da sala de aula de línguas dá-se da seguinte forma:

  • Os objetivos da aula são fundamentados em todos os componentes da competência comunicativa (gramática, discurso, funções, pragmática e estratégias).

  • As técnicas (atividades ou tarefas) são construídas para envolver os alunos em objetivos pragmáticos, autênticos, funcionais e significativos para eles. Aspectos organizacionais da língua, como estruturas gramaticais, não são o foco único e central das aulas, mas apenas aspectos importantes que auxiliam o aluno a atingir esses objetivos.

  • Fluência (velocidade com que se fala) e acuidade (uso correto da língua) são vistos como princípios complementares que fundamentam técnicas comunicativas.

  • Os alunos devem usar a língua tanto produtivamente como receptivamente em contextos autênticos, ou seja, em situações que simulam o uso da língua fora da sala de aula. Portanto, as tarefas executadas em sala de aula devem equipar os alunos com as habilidades necessárias para a comunicação.

  • Aos alunos são dadas oportunidades de entender seu próprio processo de aprendizagem através da compreensão dos seus estilos de aprendizagem e desenvolvimento de estratégias apropriadas para uma aprendizagem autônoma.

  • O professor desenvolve o papel de facilitador e guia, não de um detentor do saber. Portanto, os alunos são encorajados a construir significado através de uma genuína interação com outros.

Notícias

  • Aulas online – o que vem por aí?

    Hello! Prezados alunos, pais ou responsáveis: Desejamos que você e sua família estejam com saúde e bem! A família ICBEU está com muita saudade de você e estamos muito felizes em comunicar que voltaremos nossas aulas no dia 2 de abril de 2020 para as turmas de terças e quintas, 3 de abril para as turmas de sexta-feira, 4 de abril para […]

  • ICBEU Family Resources

    Que tal tornar o período de isolamento mais produtivo e animado? Reunimos atividades diversas, para todas as idades, além de museus, bibliotecas, plataformas online e atividades Maker para entreter você e manter seu contato com a língua inglesa. Stay connected and enjoy! Para acessar as atividades, clique no link a seguir: bit.ly/ICBEUFamilyResources  

  • Comunicado – Suspensão das Aulas – Medida de prevenção COVID-19

    Horários de atendimento neste período: Unidade Centro: segunda a sexta, 8h às 18h; sábados 8h às 12h e 13h às 17h. Unidade Manauara: segunda a sábado, 12h às 20h (dentro do horário de funcionamento reduzido indicado pelo próprio shopping)

  • Oficina de Arte Criativa – Transcolagem, com Suzana Pires. Inscrições abertas!

    Que tal participar de uma oficina criativa? Em três dias de atividades, a artista plástica Suzana Pires vai te mostrar como desenvolver uma técnica criativa, trabalhando com as mãos e mente, com a utilização de material reciclável, como papel sobre madeira compensada. Inscrições: http://bit.ly/OficinaTranscolagem OBJETIVOS: – Desenvolver uma técnica criativa, trabalhando com as mãos e com a mente, por meio da […]

Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos
Av. Joaquim Nabuco, N. 1286 - Centro - CEP: 69020-030 - Manaus - AM
Tel: (92) 3198-7100

As informações deste site são constantemente atualizadas pelo ICBEU. Ressaltamos que o ICBEU reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.