Metodologia

O ICBEU adota a Abordagem Comunicativa (Communicative Language Teaching/CLT) como filosofia de ensino.

A abordagem comunicativa é, desde a década de 80, a filosofia mais respeitada e aceita por teóricos e professores para o ensino de línguas. Fundamentada em pesquisas em diversas áreas da Linguística, a abordagem comunicativa é um conjunto de pressupostos sobre a aquisição, o ensino e a aprendizagem de línguas, fundamentando-se em princípios teóricos, psicológicos, pedagógicos afetivos e socioculturais, entre eles: aprendizagem significativa, motivação intrínseca, aplicação de estratégias, automaticidade, conexão entre língua e cultura e competência comunicativa.

A tradução desses princípios para a realidade da sala de aula de línguas dá-se da seguinte forma:

  • Os objetivos da aula são fundamentados em todos os componentes da competência comunicativa (gramática, discurso, funções, pragmática e estratégias).

  • As técnicas (atividades ou tarefas) são construídas para envolver os alunos em objetivos pragmáticos, autênticos, funcionais e significativos para eles. Aspectos organizacionais da língua, como estruturas gramaticais, não são o foco único e central das aulas, mas apenas aspectos importantes que auxiliam o aluno a atingir esses objetivos.

  • Fluência (velocidade com que se fala) e acuidade (uso correto da língua) são vistos como princípios complementares que fundamentam técnicas comunicativas.

  • Os alunos devem usar a língua tanto produtivamente como receptivamente em contextos autênticos, ou seja, em situações que simulam o uso da língua fora da sala de aula. Portanto, as tarefas executadas em sala de aula devem equipar os alunos com as habilidades necessárias para a comunicação.

  • Aos alunos são dadas oportunidades de entender seu próprio processo de aprendizagem através da compreensão dos seus estilos de aprendizagem e desenvolvimento de estratégias apropriadas para uma aprendizagem autônoma.

  • O professor desenvolve o papel de facilitador e guia, não de um detentor do saber. Portanto, os alunos são encorajados a construir significado através de uma genuína interação com outros.

Notícias

  • 32684833_1929163770429242_8947060448352534528_n
    Alunos participam de videoconferência com norte-americana como parte de projeto em sala de aula

    O ICBEU Manaus busca oferecer aos alunos experiências inovadoras e que lhes permitam vivenciar e desenvolver habilidades como criatividade, gerenciamento de conflitos, tomadas de decisões, colaboração resolução de problemas, dentre outros. Uma das formas de alcançar essas experiências, é com atividades práticas em sala de aula. Com base nesse conceito, os alunos da turma Kids […]

  • ARTE PEÇA. Alteração-01
    ICBEU Manaus recebe o projeto “Ópera Delivery” para apresentação no Auditório Ruy Alencar

    No dia 10/5 o ICBEU terá o prazer de receber o projeto “Ópera Delivery” para uma apresentação em nosso auditório, como parte da programação do 21º Festival Amazonas de Ópera promovido pela Secretaria de Estado de Cultura. A apresentação terá início às 15h, e a entrada é gratuita. A proposta inovadora tem o objetivo de popularizar a […]

  • Convite Expo Otoni - lidi-01
    Galeria de Artes do ICBEU recebe a exposição “RITOS: para que possas imaginar, sonhar e lembrar”

    O Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – ICBEU Manaus, dando prosseguimento à sua ação cultural, na incansável busca pela valorização da expressão regional amazonense nas artes plásticas e visuais e, celebrando seus 62 anos de existência, tem a honra de apresentar a Exposição “RITOS: para que possas imaginar, sonhar e lembrar” de Otoni Mesquita, cuja […]

  • Star Wars Week - post
    Participe da Star Wars Week no ICBEU!

    O dia 4 de Maio é uma data comemorada pelos fãs da saga Star Wars como o “Star Wars Day”. Uma das citações mais famosas da franquia, que se repete em vários filmes, é “Que a Força esteja com você”. Em inglês, idioma original da obra de George Lucas, a citação fica assim: “May the Force be […]

Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos
Av. Joaquim Nabuco, N. 1286 - Centro - CEP: 69020-030 - Manaus - AM
Tel: (92) 3198-7100

As informações deste site são constantemente atualizadas pelo ICBEU. Ressaltamos que o ICBEU reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.