Metodologia

O ICBEU adota a Abordagem Comunicativa (Communicative Language Teaching/CLT) como filosofia de ensino.

A abordagem comunicativa é, desde a década de 80, a filosofia mais respeitada e aceita por teóricos e professores para o ensino de línguas. Fundamentada em pesquisas em diversas áreas da Linguística, a abordagem comunicativa é um conjunto de pressupostos sobre a aquisição, o ensino e a aprendizagem de línguas, fundamentando-se em princípios teóricos, psicológicos, pedagógicos afetivos e socioculturais, entre eles: aprendizagem significativa, motivação intrínseca, aplicação de estratégias, automaticidade, conexão entre língua e cultura e competência comunicativa.

A tradução desses princípios para a realidade da sala de aula de línguas dá-se da seguinte forma:

  • Os objetivos da aula são fundamentados em todos os componentes da competência comunicativa (gramática, discurso, funções, pragmática e estratégias).

  • As técnicas (atividades ou tarefas) são construídas para envolver os alunos em objetivos pragmáticos, autênticos, funcionais e significativos para eles. Aspectos organizacionais da língua, como estruturas gramaticais, não são o foco único e central das aulas, mas apenas aspectos importantes que auxiliam o aluno a atingir esses objetivos.

  • Fluência (velocidade com que se fala) e acuidade (uso correto da língua) são vistos como princípios complementares que fundamentam técnicas comunicativas.

  • Os alunos devem usar a língua tanto produtivamente como receptivamente em contextos autênticos, ou seja, em situações que simulam o uso da língua fora da sala de aula. Portanto, as tarefas executadas em sala de aula devem equipar os alunos com as habilidades necessárias para a comunicação.

  • Aos alunos são dadas oportunidades de entender seu próprio processo de aprendizagem através da compreensão dos seus estilos de aprendizagem e desenvolvimento de estratégias apropriadas para uma aprendizagem autônoma.

  • O professor desenvolve o papel de facilitador e guia, não de um detentor do saber. Portanto, os alunos são encorajados a construir significado através de uma genuína interação com outros.

Notícias

  • ae4436a8-cae5-4bfe-a9bd-8e521bd352e7
    English Immersion Program proporciona experiências únicas na vida de jovens estudantes

    120 jovens estudantes da rede pública de todo o Brasil estiveram reunidos em Brasília totalmente imersos em atividades sobre a cultura norte-americana no English Immersion Program. Dentre os participantes estavam nossos alunos que participaram do Programa Access, Rayan Costa e Lucas Souza, que certamente aproveitaram bastante essa oportunidade. Os estudantes participaram de aulas de conversação, […]

  • 1b865d2b-43dd-4cc0-865b-33a92c019882
    Alunos participam do Access Summer Camp em Brasília

    Os alunos Pedro Yan e Vitoria Souza, que fizeram parte do Access Program, oferecido no ICBEU Manaus em parceria com a Embaixada Americana, estiveram em Brasília participando do Access Summer Camp, que reúne estudantes que se destacam por seu desempenho no Programa em diversos Centros Binacionais do país. Além de atividades de lazer envolvendo esportes, culinária, […]

  • Image-1
    Independence Day

    O dia 4 de Julho – 4th of July – é um dos dias mais importantes para os americanos. Nesta data é celebrada a Declaração da Independência dos Estados Unidos da América, um documento escrito por Thomas Jefferson, no qual as Treze Colônias declararam sua independência do Reino Unido. O documento foi validado no dia 4 de […]

  • 19248081_844307989056149_2759870439351155182_n
    III TEFL Seminar: Edging Your Way Through Learning – Explorers In The Forest

    Em sua 3a edição, o TEFL Seminar desse ano terá como tema “Edging Your Way Through Learning – Explorers In The Forest”. Evento único em Manaus na área do ensino de Inglês como Língua Estrangeira, tem como público alvo professores, alunos de Letras Língua Inglesa, coordenadores e interessados em educação de modo geral. Contará com […]

Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos
Av. Joaquim Nabuco, N. 1286 - Centro - CEP: 69020-030 - Manaus - AM
Tel: (92) 3198-7100

As informações deste site são constantemente atualizadas pelo ICBEU. Ressaltamos que o ICBEU reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.