Metodologia

O ICBEU adota a Abordagem Comunicativa (Communicative Language Teaching/CLT) como filosofia de ensino.

A abordagem comunicativa é, desde a década de 80, a filosofia mais respeitada e aceita por teóricos e professores para o ensino de línguas. Fundamentada em pesquisas em diversas áreas da Linguística, a abordagem comunicativa é um conjunto de pressupostos sobre a aquisição, o ensino e a aprendizagem de línguas, fundamentando-se em princípios teóricos, psicológicos, pedagógicos afetivos e socioculturais, entre eles: aprendizagem significativa, motivação intrínseca, aplicação de estratégias, automaticidade, conexão entre língua e cultura e competência comunicativa.

A tradução desses princípios para a realidade da sala de aula de línguas dá-se da seguinte forma:

  • Os objetivos da aula são fundamentados em todos os componentes da competência comunicativa (gramática, discurso, funções, pragmática e estratégias).

  • As técnicas (atividades ou tarefas) são construídas para envolver os alunos em objetivos pragmáticos, autênticos, funcionais e significativos para eles. Aspectos organizacionais da língua, como estruturas gramaticais, não são o foco único e central das aulas, mas apenas aspectos importantes que auxiliam o aluno a atingir esses objetivos.

  • Fluência (velocidade com que se fala) e acuidade (uso correto da língua) são vistos como princípios complementares que fundamentam técnicas comunicativas.

  • Os alunos devem usar a língua tanto produtivamente como receptivamente em contextos autênticos, ou seja, em situações que simulam o uso da língua fora da sala de aula. Portanto, as tarefas executadas em sala de aula devem equipar os alunos com as habilidades necessárias para a comunicação.

  • Aos alunos são dadas oportunidades de entender seu próprio processo de aprendizagem através da compreensão dos seus estilos de aprendizagem e desenvolvimento de estratégias apropriadas para uma aprendizagem autônoma.

  • O professor desenvolve o papel de facilitador e guia, não de um detentor do saber. Portanto, os alunos são encorajados a construir significado através de uma genuína interação com outros.

Notícias

  • visita
    Visita da Seção Consular no ICBEU

    Ontem (19/09), às 10h30 da manhã, tivemos a visita de duas representantes da Seção Consular ao ICBEU Manaus.  Janny  Gately (Vice-Consul) e Vanessa Panduro (Analista de Vistos) vieram com propósito de visitar para conhecer o ICBEU, um dos importantes espaços americanos na região norte, e na oportunidade, interagir com os alunos de maneira informal. Janny […]

  • IMG_3038
    Alunos ICBEU realizam a primeira Ação de Gentileza

    Na última sexta-feira(15), no horário 15:30 – 17:00, tivemos a primeira Ação de Gentileza (Acts of kindness) das turmas de Kinder K5 e K6, com professoras Emma Valente e Flávia Espírito Santo. Na ocasião, as crianças do LAR NACER (parceiro do Lar Batista Janell Doyle) vieram ao ICBEU para receber presentes e donativos, além de […]

  • IMG_3029
    Estudantes realizam prova para o Programa Jovem Embaixador 2018

    Hoje (15 de setembro) no ICBEU Manaus, foi realizado o exame escrito do Programa Jovem Embaixador as 14:00 às 17:00 (horário de Brasília). Já a aplicação do exame oral fica a critério de cada instituição parceira (IP), podendo até ser no mesmo dia da prova escrita.  O programa Criado em 2002 por iniciativa da Embaixada […]

  • POST FACEBOOK-01
    Galeria de Artes do ICBEU recebe exposição CODE TIME, de Sergio Cardoso

    O artista plástico, fotógrafo, dramaturgo, teatrólogo, escritor e mais recente Imortal da Academia Amazonense de Letras, Sérgio Cardoso, estará realizando a exposição Code Time, a partir do dia 30 de Agosto na Galeria de Artes do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos. Nascido em 1954, Sérgio começou a pintar na década de 1970. Sua obra é […]

Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos
Av. Joaquim Nabuco, N. 1286 - Centro - CEP: 69020-030 - Manaus - AM
Tel: (92) 3198-7100

As informações deste site são constantemente atualizadas pelo ICBEU. Ressaltamos que o ICBEU reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.