Metodologia

O ICBEU adota a Abordagem Comunicativa (Communicative Language Teaching/CLT) como filosofia de ensino.

A abordagem comunicativa é, desde a década de 80, a filosofia mais respeitada e aceita por teóricos e professores para o ensino de línguas. Fundamentada em pesquisas em diversas áreas da Linguística, a abordagem comunicativa é um conjunto de pressupostos sobre a aquisição, o ensino e a aprendizagem de línguas, fundamentando-se em princípios teóricos, psicológicos, pedagógicos afetivos e socioculturais, entre eles: aprendizagem significativa, motivação intrínseca, aplicação de estratégias, automaticidade, conexão entre língua e cultura e competência comunicativa.

A tradução desses princípios para a realidade da sala de aula de línguas dá-se da seguinte forma:

  • Os objetivos da aula são fundamentados em todos os componentes da competência comunicativa (gramática, discurso, funções, pragmática e estratégias).

  • As técnicas (atividades ou tarefas) são construídas para envolver os alunos em objetivos pragmáticos, autênticos, funcionais e significativos para eles. Aspectos organizacionais da língua, como estruturas gramaticais, não são o foco único e central das aulas, mas apenas aspectos importantes que auxiliam o aluno a atingir esses objetivos.

  • Fluência (velocidade com que se fala) e acuidade (uso correto da língua) são vistos como princípios complementares que fundamentam técnicas comunicativas.

  • Os alunos devem usar a língua tanto produtivamente como receptivamente em contextos autênticos, ou seja, em situações que simulam o uso da língua fora da sala de aula. Portanto, as tarefas executadas em sala de aula devem equipar os alunos com as habilidades necessárias para a comunicação.

  • Aos alunos são dadas oportunidades de entender seu próprio processo de aprendizagem através da compreensão dos seus estilos de aprendizagem e desenvolvimento de estratégias apropriadas para uma aprendizagem autônoma.

  • O professor desenvolve o papel de facilitador e guia, não de um detentor do saber. Portanto, os alunos são encorajados a construir significado através de uma genuína interação com outros.

Notícias

  • Matrículas abertas para o Programa Bolsa Idiomas

    Colocando em prática nossos valores de transformação através da educação e compromisso com a sociedade, o ICBEU Manaus está participando novamente como instituição parceira do Programa Bolsa Idiomas, da Prefeitura de Manaus. Estão sendo oferecidas 700 vagas para os turnos matutino, vespertino e noturno, com 50% de desconto para os alunos selecionados no processo seletivo pelo […]

  • Christmas Special 🎄🎅🏽

    No dia 15 de Dezembro, estaremos realizando mais uma edição do nosso Christmas Special, voltado para os níveis Kinder e Kids. O evento acontecerá a partir das 17h, no Auditório da unidade Centro. Na programação, além de apresentação do Coral do ICBEU, as crianças apresentarão uma Cantata com músicas natalinas juntamente com os teachers. Para […]

  • ICBEU Manaus recebe Concerto de Natal da Orquestra Sinfônica e Madrigal Amazonas da UEA

    O Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – ICBEU, reforçando seu compromisso cultural com alunos e sociedade, estará recebendo a Orquestra Sinfônica e Madrigal Amazonas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que realizarão um Concerto de Natal na Galeria de Artes da Instituição no dia 11 de dezembro, às 19h, com entrada franca. A programação […]

  • Gender-Based Violence: Debate acerca da violência contra a mulher – Inscrições abertas

    No dia 6 de Dezembro, com participação de alunos, professores e convidados, o ICBEU estará promovendo o debate “Gender-Based Violence”, acerca da violência contra a mulher. O workshop serve como protótipo para o Clube de Debates que deverá ser implementado em 2019, com foco na preparação de alunos para participação em eventos oficiais de órgãos renomados, e também […]

Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos
Av. Joaquim Nabuco, N. 1286 - Centro - CEP: 69020-030 - Manaus - AM
Tel: (92) 3198-7100

As informações deste site são constantemente atualizadas pelo ICBEU. Ressaltamos que o ICBEU reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.