Metodologia

O ICBEU adota a Abordagem Comunicativa (Communicative Language Teaching/CLT) como filosofia de ensino.

A abordagem comunicativa é, desde a década de 80, a filosofia mais respeitada e aceita por teóricos e professores para o ensino de línguas. Fundamentada em pesquisas em diversas áreas da Linguística, a abordagem comunicativa é um conjunto de pressupostos sobre a aquisição, o ensino e a aprendizagem de línguas, fundamentando-se em princípios teóricos, psicológicos, pedagógicos afetivos e socioculturais, entre eles: aprendizagem significativa, motivação intrínseca, aplicação de estratégias, automaticidade, conexão entre língua e cultura e competência comunicativa.

A tradução desses princípios para a realidade da sala de aula de línguas dá-se da seguinte forma:

  • Os objetivos da aula são fundamentados em todos os componentes da competência comunicativa (gramática, discurso, funções, pragmática e estratégias).

  • As técnicas (atividades ou tarefas) são construídas para envolver os alunos em objetivos pragmáticos, autênticos, funcionais e significativos para eles. Aspectos organizacionais da língua, como estruturas gramaticais, não são o foco único e central das aulas, mas apenas aspectos importantes que auxiliam o aluno a atingir esses objetivos.

  • Fluência (velocidade com que se fala) e acuidade (uso correto da língua) são vistos como princípios complementares que fundamentam técnicas comunicativas.

  • Os alunos devem usar a língua tanto produtivamente como receptivamente em contextos autênticos, ou seja, em situações que simulam o uso da língua fora da sala de aula. Portanto, as tarefas executadas em sala de aula devem equipar os alunos com as habilidades necessárias para a comunicação.

  • Aos alunos são dadas oportunidades de entender seu próprio processo de aprendizagem através da compreensão dos seus estilos de aprendizagem e desenvolvimento de estratégias apropriadas para uma aprendizagem autônoma.

  • O professor desenvolve o papel de facilitador e guia, não de um detentor do saber. Portanto, os alunos são encorajados a construir significado através de uma genuína interação com outros.

Notícias

  • Colaboradores do ICBEU Manaus participam de treinamento sobre transtornos cognitivos e comportamentais

    Dias de muito aprendizado por aqui! Nesta semana, nossos colaboradores estão participando de um treinamento sobre transtornos cognitivos e comportamentais, com especialistas no assunto, a advogada e especialista em Direito Civil, Amanda Gimenes Coutinho, a psicopedagoga, mestre em Educação e especialista em Educação Especial Ana Regina Caminha Braga e a psicóloga pós-graduanda em Neuropsicologia, Sibele […]

  • ICBEU Manaus recebe o workshop “Conversando sobre a Inclusão do Autista na Rede Regular de Ensino”

    No dia 9 de Novembro, o ICBEU Manaus receberá o workshop “Conversando sobre a Inclusão do Autista na Rede Regular de Ensino”, com a participação de três profissionais especialistas no assunto: a advogada e especialista em Direito Civil, Amanda Gimenes Coutinho, a psicopedagoga, mestre em Educação e especialista em Educação Especial Ana Regina Caminha Braga e […]

  • ICBEU Manaus sedia 38ª edição do Simpósio dos Centros Binacionais

    A era digital transformou a maneira como instituições e empresas entregam seus produtos. Em meio à constante mutação e evolução de conceitos e técnicas de gestão de marketing e estratégia de negócios, somos convidados a refletir sobre os impactos e possíveis benefícios da quebra do antigo paradigma de relacionamento com o cliente. No ano em […]

  • Galeria de Artes do ICBEU Manaus recebe exposição “Amazônia: Arte & Fatos”, de Rui Machado

    No dia 25 de outubro, o renomado artista amazonense Rui Machado apresentará na Galeria de Artes do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – ICBEU Manaus, “Amazônia: Arte & Fatos”, uma exposição de arte contemporânea composta por 43 obras inéditas, que retratam a Amazônia como palco e cenário de elevada relevância para os povos do mundo. […]

Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos
Av. Joaquim Nabuco, N. 1286 - Centro - CEP: 69020-030 - Manaus - AM
Tel: (92) 3198-7100

As informações deste site são constantemente atualizadas pelo ICBEU. Ressaltamos que o ICBEU reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.