Metodologia

O ICBEU adota a Abordagem Comunicativa (Communicative Language Teaching/CLT) como filosofia de ensino.

A abordagem comunicativa é, desde a década de 80, a filosofia mais respeitada e aceita por teóricos e professores para o ensino de línguas. Fundamentada em pesquisas em diversas áreas da Linguística, a abordagem comunicativa é um conjunto de pressupostos sobre a aquisição, o ensino e a aprendizagem de línguas, fundamentando-se em princípios teóricos, psicológicos, pedagógicos afetivos e socioculturais, entre eles: aprendizagem significativa, motivação intrínseca, aplicação de estratégias, automaticidade, conexão entre língua e cultura e competência comunicativa.

A tradução desses princípios para a realidade da sala de aula de línguas dá-se da seguinte forma:

  • Os objetivos da aula são fundamentados em todos os componentes da competência comunicativa (gramática, discurso, funções, pragmática e estratégias).

  • As técnicas (atividades ou tarefas) são construídas para envolver os alunos em objetivos pragmáticos, autênticos, funcionais e significativos para eles. Aspectos organizacionais da língua, como estruturas gramaticais, não são o foco único e central das aulas, mas apenas aspectos importantes que auxiliam o aluno a atingir esses objetivos.

  • Fluência (velocidade com que se fala) e acuidade (uso correto da língua) são vistos como princípios complementares que fundamentam técnicas comunicativas.

  • Os alunos devem usar a língua tanto produtivamente como receptivamente em contextos autênticos, ou seja, em situações que simulam o uso da língua fora da sala de aula. Portanto, as tarefas executadas em sala de aula devem equipar os alunos com as habilidades necessárias para a comunicação.

  • Aos alunos são dadas oportunidades de entender seu próprio processo de aprendizagem através da compreensão dos seus estilos de aprendizagem e desenvolvimento de estratégias apropriadas para uma aprendizagem autônoma.

  • O professor desenvolve o papel de facilitador e guia, não de um detentor do saber. Portanto, os alunos são encorajados a construir significado através de uma genuína interação com outros.

Notícias

  • The Library realiza contação de histórias com autora amazonense para turmas Kinder e Kids

    O Dia Internacional do Livro e dos Direitos Autorais é comemorado no dia 23 de abril, com objetivo de estimular a reflexão sobre a leitura, a indústria de livros e a propriedade intelectual (direito sobre a criação de obras científicas, artísticas e literárias). A data foi instituída em 1995, pela Unesco – organização voltada para […]

  • Agenda cultural: Coffee Talks movimentam a Galeria de Artes do ICBEU

    A mostra coletiva de arte contemporânea ATOIMAGEM Revelações inaugurou o calendário cultural do ano da Galeria de Artes do ICBEU Manaus. A mostra consolida a proposta socioeducativa de promover e incentivar a cultura de qualidade assumida pela Instituição, que tem a tradição de exibir em seus espaços as expressões das linguagens artísticas amazonenses. Seguindo a […]

  • Coming soon: Star Wars Week

    O Dia de Star Wars (Star Wars Day) é comemorado mundialmente em 4 de Maio. Esta data foi criada pelos fãs da série para homenagear toda a cultura dos filmes icônicos do universo de Star Wars. Uma das citações mais famosas da franquia, que se repete em vários filmes, é “Que a Força esteja com […]

  • Palestra “Vistos para imigrantes”, com o Cônsul Americano Kevin Todd

    No dia 16/04 estaremos recebendo no ICBEU Manaus o Cônsul Americano do setor de vistos de imigrantes, Kevin Todd, do Consulado Americano do Rio de Janeiro. Ele realizará uma palestra com o tema “Vistos para imigrantes” em nossa Galeria de Artes, às 19h. A palestra é gratuita e aberta ao público. Esperamos vocês!  

Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos
Av. Joaquim Nabuco, N. 1286 - Centro - CEP: 69020-030 - Manaus - AM
Tel: (92) 3198-7100

As informações deste site são constantemente atualizadas pelo ICBEU. Ressaltamos que o ICBEU reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.