Metodologia

O ICBEU adota a Abordagem Comunicativa (Communicative Language Teaching/CLT) como filosofia de ensino.

A abordagem comunicativa é, desde a década de 80, a filosofia mais respeitada e aceita por teóricos e professores para o ensino de línguas. Fundamentada em pesquisas em diversas áreas da Linguística, a abordagem comunicativa é um conjunto de pressupostos sobre a aquisição, o ensino e a aprendizagem de línguas, fundamentando-se em princípios teóricos, psicológicos, pedagógicos afetivos e socioculturais, entre eles: aprendizagem significativa, motivação intrínseca, aplicação de estratégias, automaticidade, conexão entre língua e cultura e competência comunicativa.

A tradução desses princípios para a realidade da sala de aula de línguas dá-se da seguinte forma:

  • Os objetivos da aula são fundamentados em todos os componentes da competência comunicativa (gramática, discurso, funções, pragmática e estratégias).

  • As técnicas (atividades ou tarefas) são construídas para envolver os alunos em objetivos pragmáticos, autênticos, funcionais e significativos para eles. Aspectos organizacionais da língua, como estruturas gramaticais, não são o foco único e central das aulas, mas apenas aspectos importantes que auxiliam o aluno a atingir esses objetivos.

  • Fluência (velocidade com que se fala) e acuidade (uso correto da língua) são vistos como princípios complementares que fundamentam técnicas comunicativas.

  • Os alunos devem usar a língua tanto produtivamente como receptivamente em contextos autênticos, ou seja, em situações que simulam o uso da língua fora da sala de aula. Portanto, as tarefas executadas em sala de aula devem equipar os alunos com as habilidades necessárias para a comunicação.

  • Aos alunos são dadas oportunidades de entender seu próprio processo de aprendizagem através da compreensão dos seus estilos de aprendizagem e desenvolvimento de estratégias apropriadas para uma aprendizagem autônoma.

  • O professor desenvolve o papel de facilitador e guia, não de um detentor do saber. Portanto, os alunos são encorajados a construir significado através de uma genuína interação com outros.

Notícias

  • MUSIC FEST
    Classificados – ICBEU Music Fest

    ANSIEDADE! TENSÃO! NERVOSISMO! Que rufem os tambores…. Eis os alunos classificados para brilhar no palco do ICBEU Music Fest 2017: Antonio Norton Almeida do Nascimento (INTER 4A) Athyanny Santo Garcez (JUNIOR 2A) Audrey Christine Dobbins Lopes (INTER 4A) Breno Henrique Andrade Pinto (ADVANCED 1B) Daniel Gomes Moura (INTER 3A) Diego Silva Santiago (ADVANCED 2B) Glendha […]

  • 18555911_820844334735848_452124839970846496_n
    ICBEU Manaus participa do 16º Congresso Amazônico de Gente e Gestão da ABRH-AM

    O ICBEU Manaus estará participando mais um ano do 16o Congresso Amazônnico de Gente e Gestão da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-AM), que acontecerá no Centro de Convenções Vasco Vasques no período nos dias 18 e 19 de Maio. Neste 16º. Congresso, a temática tem como propósito uma nova abordagem sobre o cenário de crise […]

  • MUSIC FEST POST-01
    ICBEU MUSIC FEST

    O “ICBEU Music Fest” é promovido pelo Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – ICBEU com intuito de incentivar e promover o estudo da língua inglesa através da música e valorizar os talentos artísticos do corpo discente da Instituição. Podem participar todos os alunos regularmente matriculados no ICBEU. O evento conta com Palco para show de […]

  • 18342110_816434941843454_7236757122408097640_n
    Agenda Cultural: Encerramento da Exposição “Suíte das Cores”, de Arnaldo Garcez

    Na quarta-feira, dia 10 de Maio, a Galeria de Artes do ICBEU Manaus receberá um sarau com a participação de diversos artistas, em evento que marca o encerramento da Exposição Suíte das Cores, do artista plástico Arnaldo Garcez, a partir das 19h30. A exposição esteve aberta para visitação na Galeria desde o dia 18 de Abril, […]

Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos
Av. Joaquim Nabuco, N. 1286 - Centro - CEP: 69020-030 - Manaus - AM
Tel: (92) 3198-7100

As informações deste site são constantemente atualizadas pelo ICBEU. Ressaltamos que o ICBEU reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.