A educação midiática tem sido cada vez mais debatida por grandes democracias e instituições governamentais ao redor do mundo. O combate à desinformação teve uma escalada exponencial nos últimos anos devido à falta de políticas públicas que regulamentem as redes sociais, e as crises políticas, sociais e sanitárias fomentadas por meio de fake news.
Uma pessoa letrada digitalmente consegue identificar notícias falsas e conteúdos dúbios no mundo virtual e as possíveis consequências que estes podem infligir à sociedade e na vida real das pessoas, mas como crianças e jovens vão diferenciar fatos de opiniões? Como preparar alunos com senso crítico e responsabilidade no mundo digital?
Entre os dias 11 e 13 de dezembro, a Embaixada dos Estados Unidos promoveu o curso ‘Brazil Digital and Media Literacy Training’, em Brasília, que contou com a participação de mais de 25 espaços americanos no Brasil, incluindo o ICBEU Manaus.
O treinamento capacitou os participantes com ferramentas práticas e metodologias para incentivar o pensamento crítico, a análise criteriosa de informações e o uso ético das mídias e tecnologias digitais, reforçando os valores compartilhados entre o Brasil e os Estados Unidos.
De acordo com o professor do ICBEU Manaus, Alexandre Mendonça, o evento foi uma troca de experiências engrandecedoras para a mudança social. “Foi um momento de grande aprendizado e inspiração. Saio desse evento com uma visão ainda mais clara de como promover a cidadania digital e contribuir para uma sociedade mais crítica e engajada.”
Além de trocar experiências sobre o ensino-aprendizagem de educação midiática, os participantes puderam fortalecer e criar redes de colaboração entre os espaços americanos a fim de promover uma sociedade mais inclusiva, integrada e bem informada.
“O treinamento representou um grande passo para ampliarmos nosso papel como educadores em American Spaces com o suporte da Embaixada Americana, ajudando nossa comunidade a distinguir fato de ficção, atuar como cidadãos digitais responsáveis e participar positivamente da vida cívica”, complementou Mendonça.
Os valores da alfabetização midiática, como um conjunto de habilidades para acessar, analisar, produzir e participar de maneira crítica e com responsabilidade em espaços virtuais, se integram ao compromisso do ICBEU em atuar como um incentivador de mudanças positivas na sociedade, promovendo cidadania ativa e desenvolvimento social.