O Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU Manaus) integra o maior encontro mundial para professores de língua inglesa. A 58ª Conferência e Exposição Internacional para Profissionais de Ensino de Língua Inglesa acontece em Edimburgo, na Inglaterra, de 8 a 11 de abril, reunindo profissionais da educação em mais de 500 sessões acadêmicas.
O evento da Associação Internacional de Professores de Inglês como Língua Estrangeira (IATEFL) acontece anualmente no Reino Unido, quando os maiores especialistas da área se encontram para debater as tendências no ensino da língua inglesa, além de exporem os seus trabalhos de pesquisa e lançarem produtos e materiais voltados para facilitar o aprendizado da língua inglesa.
Nesta edição, a consultora em Treinamento e Desenvolvimento Profissional do ICBEU Manaus, Zaíra Coutinho, apresentou o workshop “Culinary Arts and Teaching: Drawing Parallels for Teacher Development” para profissionais de diversos países que refletiram sobre quais ingredientes tornam o professor o elemento indispensável para conduzir os seus alunos à aprendizagem de forma prazerosa e eficaz.
Para Coutinho, o debate humanístico foi a tônica do evento. Entre diversos assuntos, como desenvolvimento de professores, estratégias para desenvolvimento social e emocional, além de tópicos relacionados ao bem estar, o professor segue fazendo a diferença na formação dos alunos.
“É muito importante, para nós que estamos à frente da gestão educacional, saber o que o mundo inteiro está falando sobre as tendências no aprendizado de língua inglesa para aplicar isso em Manaus”, afirma a supervisora.
“É muito interessante, também, ver professores de contextos diferentes compartilhando as mesmas dificuldades e prazeres do ofício. Na verdade, ensinar é um ato de serviço, e é gratificante educadores aplicarem isso no dia a dia”, finalizou.
A participação do ICBEU Manaus no IATEFL 2025 reforça o compromisso da instituição com a excelência no ensino da língua inglesa e com a formação contínua de seus profissionais.
Ao compartilhar experiências, absorver novos conhecimentos e refletir sobre o papel humano do educador, o instituto reafirma seu papel como referência na área, trazendo para Manaus o que há de mais atual e relevante no cenário global da educação linguística.