Equipe do curso de Robótica do Icbeu Manaus participa da First® Lego League Explore Masterpiece, em São Paulo

O time do curso de Robotics do Icbeu Manaus participou da First® Lego League Explore Masterpiece em São Paulo, no mês de outubro. O evento recebe crianças de todo Brasil para uma celebração e troca de experiências sobre o universo da robótica e tecnologia.

A FIRST® é uma ONG norte-americana e significa: For Inspiration e Recognation of Science and Tecnology. Foi fundada em 1989 com o intuito de incentivar jovens e estudantes o interesse em áreas STEM por meio de programas que hoje são reconhecidos em mais de 100 países com mais de 504 mil participantes em mais de 200 eventos.

A FIRST® no Brasil existe desde 2004, na categoria Challenge (9 a 15 anos), e a partir de 2018 expandiu para as categorias Discover (3 a 6 anos) e Explore (6 a 10 anos). Anualmente a FIRST lança um tema alinhado para as todas as suas competições e cada faixa etária cumpre desafios relacionados a este tema.

O tema da temporada atual foi focado no mundo das artes aliadas às tecnologias. Batizada de MASTERPIECE, ela desafiou jovens a imaginar novas maneiras de criar e comunicar arte. Para isso, eles aplicaram conceitos de STEAM na criação de projetos de inovação, construíram e programaram robôs e colocaram-nos para completar missões.

Nosso “Dash Wonder Team”, que tem os alunos Davi Ricardo, Antonio Freitas, Maria Valentina e Adam Holanda, mostrou como a tecnologia está presente no mundo das artes, na companhia da professora Flaviana Lopes. Eles levaram referências da cultura amazonense, compartilharam técnicas e experiências que desenvolveram em aula e puderam interagir com os times de outras regiões do Brasil.

Durante a apresentação do modelo da equipe, os avaliadores compareceram às mesas para olhar o projeto de perto e conversar com os alunos integrantes. Em seguida, eles participaram do momento do desafio, em que os participantes se conectaram com crianças das outras regiões, numa troca de experiências. O desafio era realizar a montagem de um carrinho, e os alunos precisavam trabalhar em equipe para motorizá-lo e cumprir a tarefa.

Incluir projetos de robótica nas instituições de ensino reflete positivamente no desempenho dos alunos, ao apoiar o desenvolvimento de inúmeras habilidades. A participação dos alunos e de suas famílias em eventos como esse ajuda a fortalecer os laços da comunidade escolar e a promover uma atmosfera de colaboração e aprendizado, além de impulsionar o interesse na robótica e demais tendências tecnológicas.

×

Hello, welcome!

× Como posso te ajudar?