Computer Programming for Everyone
Em mais um projeto com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos, o ICBEU Manaus desenvolveu um clube de programação para levar a ciência da computação a alunos e jovens de baixa renda da rede pública de escolas de Manaus. O Coding Club tem como foco introduzir uma programação intuitiva e fácil de aprender, ensinando aos participantes não apenas a programar com linguagens de computador, mas também a pensar, expressar e compartilhar idéias de novas maneiras. O propósito é atingir alunos em áreas de escolas carentes e outras minorias sociais para oferecer o aprendizado da linguagem de programação e da língua inglesa, alem de treinamento STEAM (que envolve as áreas: Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) adequado aos professores e profissionais da educação envolvidos.
Sobre a criação do Coding Club
A criação do projeto foi motivada no período da pandemia, onde a desigualdade digital em Manaus e no país ficou mais aparente. A possibilidade de apresentar aos alunos plataformas e ferramentas para continuarem aprendendo por meio da educação, seja ela à distância ou de forma presencial, tornou-se prioridade, já que a maioria dos alunos da rede pública não tem acesso constante a essas funcionalidades e equipamentos. Os participantes do Coding Club serão expostos a vários tipos de linguagem de computação, como Java Script e Swift, por meio de ferramentas educacionais como Lego, Swift Playgrounds da Apple, Sphero, entre outras, aprendendo a programar de maneira divertida. As atividades gradualmente introduzem conceitos de programação, permitindo aos alunos construírem um repertório de conhecimento que ajuda em outras habilidades, como a criatividade, resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico.
Os usuários poderão encontrar uma variedade de recursos e atividades de codificação úteis e atualizadas para pessoas de todas as idades, provando que a codificação e a programação de computadores não são atividades apenas para especialistas em computação.
Alunos que participaram do Coding Club
O clube de programação fornecerá todos os materiais necessários aos participantes do projeto, desde o transporte até os equipamentos de ponta, como computadores e tablets, que fazem parte da estrutura do Makerspace do ICBEU Manaus, espaço de onde os alunos podem se reunir para criar, inventar, manipular, explorar e descobrir usando uma variedade de ferramentas e materiais. Outra questão importante abordada no projeto é o aprendizado da língua inglesa. Os Estados Unidos têm a maior população de desenvolvedores de software, e mais de um terço de todas as linguagens de programação foram desenvolvidas em países onde o inglês é a língua principal. Essa será mais uma excelente oportunidade para cumprir os pilares da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil, envolvendo a língua inglesa, aprendizagem, atividades de ex-alunos, programação cultural e informações sobre os EUA.