A Maker School é um olhar para o futuro. Os novos cursos maker proporcionam experiências de aprendizagem que ajudam o aluno a despertar seu potencial criativo, permitindo a construção do conhecimento por meio de atividades que desenvolvem habilidades como pensamento crítico, liderança, colaboração, empreendedorismo e muito mais, tudo num ambiente moderno e com materiais de última geração.
Os alunos têm a oportunidade de aprender tecnologia e inglês ao mesmo tempo. Nossos profissionais integram as atividades para que as duas áreas sejam complementares, em um ambiente moderno e com os melhores materiais para o aprendizado. Nossa estrutura inclui, além do ICBEU Maker, sala de robótica e o TechZone LAB, que permite a imersão dos nossos alunos por completo.
- Instituição com tradição e credibilidade no mercado manauara;
- Metodologia diferenciada, que promove o trabalho em equipe para desenvolver habilidades como comunicação, cooperação e liderança, além de estimular o pensamento crítico e a solução de problemas, preparando os alunos para um futuro de sucesso;
- Aprendizado baseado em projetos, que integra tecnologia, inglês, e habilidades socioemocionais em projetos práticos significativos;
- Horários que permitem complementar outras atividades escolares e do ICBEU;
- Cursos para crianças, adolescentes, jovens e adultos;
- Profissionais de referência na educação tecnológica do Amazonas.
O Robotics é um curso voltado para crianças e jovens, onde os alunos irão se familiarizar com os conceitos de mecânica e eletrônica, aprendendo a usar componentes para armazenar e transmitir informações. Para colocar robôs e máquinas em operação, os alunos ainda precisam ser expostos ao básico de programação, uma linguagem de códigos que desenvolve programas específicos para robôs realizarem as ações desejadas.
A criatividade é outro ganho pessoal bastante estimulado, assim como o desenvolvimento das habilidades relacionadas ao trabalho em grupo e a cooperação.
Utilizamos o modelo instrucional da metodologia internacional 5E’s do sistema de ensino da LEGO ® Education, que reflete o construtivismo e é aplicada em diversos países por profissionais certificados:
- Engage: apresenta de forma envolvente e dinâmica o conteúdo do dia.
- Explore: construção e programação;
- Explain: momento de reflexão.
- Elaborate: novos desafios.
- Evaluate: Autoavaliação, avaliação em pares, feedbacks estimulando autoconhecimento e melhora contínua.
Os kits utilizados nas aulas são da linha Spike Essential, da LEGO® Education.
Faixa etária: 6 a 18 anos
O Game Factory é um curso básico de desenvolvimento de jogos digitais com programação. Possui 2 níveis iniciantes: Game Factory Jr, indicado para crianças de 8 a 12 anos, que utiliza programação em blocos para essa faixa etária, e o Game Factory Essential, indicado para maiores de 12 anos, que utiliza a linguagem escrita, além dos blocos.
Os projetos gradualmente introduzem conceitos de programação, permitindo aos alunos construírem um repertório de conhecimento que ajuda em outras habilidades além da língua inglesa, como resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico.
Faixa etária: 8 a 17 anos
O Coding Club trabalha conceitos iniciais de lógica de programação através de atividades práticas lúdicas desplugadas, ou seja, sem computador, e em seguida atividades práticas de programação gráfica através de blocos com códigos encapsulados, utilizando iPads e Macs da Apple, com foco em Desenvolvimento de Apps.
Faixa etária: 13 a 18 anos
O Robotics Pro é um curso voltado para adultos que queiram adquirir conhecimentos essenciais da robótica e linguagem de programação, necessários para entender o funcionamento das tecnologias digitais do nosso dia a dia. O curso também prepara adultos que queiram atuar como educadores em sala de aula, dominando a robótica, seus objetivos educacionais e técnicas de ensino.
Preparamos um conteúdo que abrange ambos os campos técnicos e educacionais, com o objetivo de ensinar o essencial da robótica e linguagem de programação tanto para interessados em entender o funcionamento das tecnologias digitais quanto para quem deseja atuar em sala de aula.
Na área técnica iremos focar em:
- Pensamento computacional;
- Conceitos iniciais de linguagem de programação (algoritmos, loops, condicionais, funções e etc);
- Eletrônica (aprendendo e programando sensores);
- Mecânica básica (para aplicar em protótipos de robôs simples como engrenagens, polias e eixos).
No campo educacional, iremos explorar:
- Metodologias;
- Didática;
- Abordagens;
- Planos de aulas;
- Projetos e competições.
O curso apresenta, de forma dinâmica e envolvente, o mundo da robótica através dos kits internacionais mais famosos do mercado: SPIKE™ Prime, do sistema de ensino da LEGO® Education, nascido na Dinamarca, e BBC micro:bit da Fundação Micro:bit, de Londres.
Com o SPIKE™ Prime focamos em montagens e lógica de programação. Com o micro:bit focamos em lógica de programação e cultura maker para desenvolver a criatividade e habilidades digitais. Desta maneira oferecemos uma experiência mais completa nos campos da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM), utilizando o Pensamento Computacional alinhado com as diretrizes de ensino no Brasil e países referências. Ao final do curso você estará apto a criar suas próprias invenções digitais e/ou atuar como educador de ensino tecnológico, caso já possua uma qualificação adequada para a sala de aula.
O Be Tech é um curso de capacitação profissional em informática básica, design para redes sociais e inteligência artificial com foco no mercado de trabalho. Os alunos terão uma formação continuada em três níveis, na qual os participantes aprenderão conceitos de nível iniciante a intermediário nessas áreas, sendo preparados em situações que simulam tarefas e projetos diversos de ambientes de trabalho
Faixa etária: a partir de 12 anos
- Categoria de 12 a 17 anos
- Categoria adulto
- Estudantes ingressando no mercado de trabalho (internos e externos do ICBEU);
- Candidatos de processos seletivos e vagas de emprego que exigem informática, design básico e/ou cultura digital;
- Profissionais já experientes em suas respectivas áreas, mas que não possuem domínio de ferramentas como Google Drive, Excel, Inteligência Artificial, etc.
Duração: 1 ano e 6 meses
Ferramentas trabalhadas: Windows, Google Drive, Google Tools, Inteligência Artificial Básica, Introdução a Canva, Google Sites, Fórmulas intermediárias em Sheets/Excel, Inteligência Artificial e Trouble Shooting
O curso Inventor é uma jornada criativa que transforma jovens em inventores e inovadores, unindo conceitos de ciência, tecnologia e design com práticas maker e metodologias ativas.
Os alunos terão a oportunidade de aprender sobre prototipagem, eletrônica, programação e design thinking, utilizando ferramentas como impressoras 3D, kits de robótica e outros materiais práticos. O curso é focado em uma abordagem prática, com foco na criatividade e resolução de problemas do mundo real por meio da tecnologia.
A proposta do curso é formar inventores que dominem o pensamento crítico e a colaboração por meio de uma metodologia ativa baseada em projetos (ABP) e uma abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, and Math).
Os alunos aprenderão conceitos de eletrônica, programação e design, utilizando kits internacionais e plataformas como Arduino e BBC micro:bit. A cada fase de aprendizado, serão desenvolvidos e apresentados projetos colocando em prática os conceitos adquiridos ao longo das aulas.
O aluno será avaliado em:
- Compreensão de eletrônica básica: domínio de conceitos como sensores e motores.
- Programação: capacidade de programar e controlar dispositivos usando micro e arduino.
- Criatividade e inovação: habilidade de propor e executar soluções práticas para desafios reais.
- Colaboração: trabalho em equipe e habilidades sociais como empatia e cooperação
Faixa etária: alunos de 12 a 18 anos que tenham interesse em aprender sobre eletrônica, programação e a criação de soluções tecnológicas.
Duração: 2 anos